Favretto Painéis doa lonas para o Programa Supera da Unilehu

Lonas que seriam descartadas ganham nova utilidade e auxiliam o terceiro setor de forma sustentável. Programa capacita pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social

Com 40 anos de história no ramo de mídia exterior, a Favretto Painéis tem como um de seus pilares a responsabilidade social. Especialista em auxiliar empresas a conquistarem a visibilidade que merecem, ela garante a qualidade na exposição do início ao fim de cada campanha. Mas, e depois que uma campanha chega ao fim, para onde são destinadas as lonas que sobram? Visando uma nova utilidade ao material remanescente, a empresa de painéis firma importante parceria com a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), que culmina na doação de lonas para a confecção de diversos artigos. A doação permitirá à organização a continuidade de um de seus mais recentes projetos: o Supera.

A Unilehu foi criada em 2004 para construir soluções para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Mais tarde, com o crescimento e a geração de outros programas de assistência, ampliou o atendimento a cidadãos em condição de vulnerabilidade social. Atualmente, a organização possui no total 5 programas (Mais Eficiência, Mais Aprendiz, Supera, Centro de Educação Infantil Mundo para Todo Mundo e Instituto de Promoção de Paradesporto) com objetivo de reforçar parcerias entre grandes empresas e o terceiro setor.

A arte de ensinar um ofício 

O Programa Supera foi lançando em 2016, como uma alternativa de inclusão e capacitação de pessoas com dificuldade de ingressar no mercado formal de trabalho, e interessadas em ter uma renda extra. Logo no primeiro ano, a iniciativa capacitou cerca de 50 pessoas em corte e costura, desenvolveu e testou mais de 100 diferentes produtos, resultando em 5.500 itens vendidos. A principal meta do projeto em 2017 é implantar novos canais de venda e distribuição para ampliar as oportunidades dos participantes do programa.

Este mês, a Favretto Painéis realizou a primeira doação, direcionando lonas de campanhas publicitárias finalizadas em suas mídias para o reuso consciente. Os banners servirão de matéria prima para viabilizar a estrutura dos materiais confeccionados pelos integrantes do projeto. Entre os produtos, estão sacolas, pastas, estojos, bolsas térmicas e outros brindes pessoais e empresariais, produzidos de forma sustentável pelo Programa Supera.

Quem são os participantes do programa

Os participantes imergem em um processo produtivo colaborativo, gerando renda para as suas famílias e ajudando o meio ambiente. As lonas vinílicas – utilizadas para a confecção dos banners e posteriormente pelo projeto – são feitas em um material resistente e de alta durabilidade. Pelas mãos dos produtores do Supera, o material é reutilizado e se transforma em bolsas, pastas, lancheiras térmicas e outros produtos sustentáveis da linha EcoBanners.

São opções que trazem um design inovador e acabamento de alta qualidade, o que agrega ainda mais durabilidade ao produto, aumentando a sua vida útil e diminuindo o volume descartado.

Atualmente, o Programa Supera conta com a participação de refugiados estrangeiros e de pessoas em tratamento de saúde mental. A produção é consistente e viabiliza o crescimento das oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Unir o auxílio a quem mais precisa com uma ainda melhor preservação ao meio ambiente é uma oportunidade indescritível. Em nome da Favretto Painéis gostaria de agradecer à Unilehu por este importante programa. Estimamos que esta parceria perdure por muitos anos”, afirma Janete Favretto, diretora da Favretto Painéis.


Onde adquirir os EcoBanners

Os produtos confeccionados pelo projeto são comercializados no Show Room, localizado na Av. Arthur Bernardes, 1930, em Curitiba, no e-commerce www.programasupera.org.br ou ainda em bazares e feiras. Você pode conhecer o catálogo completo de produtos pelo site ou no link http://unilehu.org.br/revistas/catalogo-da-linha-ecobanner/  


Sobre a Favretto Painéis

Com 40 anos de atividades, a Favretto Painéis oferece visibilidade e impacto diferenciados para quem necessita se comunicar com diferentes públicos-alvo em todo o país. Entre os serviços realizados pela empresa estão a implantação de mídias urbanas e especiais por meio da Favretto Painéis; concessões para implantação de painéis na Ecovia, além da recente incorporação da Autopista Litoral Sul  e Autopista Planalto Sul, com trechos que ligam Curitiba a Florianópolis e Rio Negro por meio da Favretto Mídia Rodoviária; e confecção e instalação de painéis, até a produção de lonas em impressão digital pela Favretto Comunicação Visual. Especializada em comunicação visual corporativa, a empresa conta com mais de mil painéis disponíveis para comercialização. Além disso, a cada 24 horas, 100% dos painéis são vistoriados para que a imagem dos clientes esteja perfeita do início ao fim de cada campanha.


Sobre o Supera

O Programa Supera é a unidade de geração de renda da Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana, uma instituição social que promove a inclusão de pessoas com deficiência e públicos em vulnerabilidade social. O objetivo do programa é o acesso do público atendido para a capacitação profissional nas oficinas de costura, estamparia e artesanato. O Programa oferece a infraestrutura de produção e assume a responsabilidade da venda dos produtos confeccionados nas oficinas, promovendo a sustentabilidade da iniciativa social e gerando renda para quem mais precisa.